1 de fevereiro de 2011

O Começo

Iniciar uma proposta de trabalho que ao mesmo tempo una tantos amigos e possa servir de informação tantos outros é um desafio...
Mas viver é um eterno desafio...
Num mundo com tantas distorções e imperfeições precisamos abrir o coração e ver que existe tantas coisas boas, certas e belas, às vezes ao nosso lado.
Que sejamos muito felizes.
Que possamos verdadeiramente ser chamados de amigos.

 Nos próximos dias iniciarei a postar assuntos referentes à saúde, qualidade de vida e legislação em saúde. Quero ser um instrumento como médico e cidadão. Com a ajuda de minha sócia e parceira, a Mariangela vamos abordar temas que julgamos relevantes, de forma simples e direta. Responderemos às dúvidas e encaminharemos respostas com a maior honestidade e precisão possível.

Quero contar com o apoio de muitos.
 Até breve, pois a jornada é longa.

2 comentários:

  1. Clinica médica e de Enfermagem

    Atendimento de segunda e sexta feira, nos horários da manhã e tarde.

    Profissionais: Md Hamilton Paiva Salaberry

    Enfº Mariangela Fernandes Salaberry

    Consultas com horário agendado pelos telefones: (55)3742.3300

    Exames

    Eletrocardiograma de repouso (ECG)

    Eletrocardiograma de alta resolução (ECG AR)

    Vetocardiograma

    HOLTER 12, 24 e 48 h.

    MAPA 24

    ERGOMETRIA (em breve)

    BLOG: http://hamiltonsalaberry.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estresse, sono, cansaço, fadiga física e mental, má alimentação, depressão, irritação, trânsito, enfim, são vários os itens que pode levá-lo a uma cardiopatia, ou seja, problemas ao seu coração!

    Dentre as inúmeras citações de problemas dirigidos ao coração, podemos citar também:

    a) Arritmias, no qual o coração deixa de obedecer a uma cadência regular que no adulto está entre 60 a 100 batimentos por minuto.

    b) Dor, sendo que o coração dói e muito em situação de infarto no miocárdio e angina no peito.

    c) Dispnéia (falta de ar) e Edema (inchaço nas pernas).

    d) Cianose, que acontece quando a quantidade de oxigênio no sangue arterial está abaixo do normal e o paciente fica com uma cor azulada ou arroxeada.

    Contudo, o coração parece ainda ser uma incógnita a ser cada vez mais investigada e estudada na busca de respostas a inúmeras perguntas sobre os aspectos preventivos em relação à prática de atividades físicas.

    Sobre a prática de uma atividade física e a relação do coração, sabe-se que a regularidade e intensidade adequadas são componentes fundamentais para se dosar o exercício a níveis saudáveis, claro que sempre acompanhado de um profissional responsável da área de saúde.

    Qual o tipo de atividade recomendada?
    Não podemos definir “receitas de bolo’ a todo paciente, pois cada pessoa possui uma especificidade, ainda mais com problemas no “coração”. Para alguns o melhor tipo de exercício recomendado é o aeróbico, o qual leva a uma melhora no desempenho cardiorrespiratório.

    As atividades aeróbias podem ser as caminhadas, corridas em passo lento, corridas rápidas (verificar freqüência cardíaca e pressão arterial), natação, hidroginástica, ciclismo, danças e outras formas que completem a qualidade de vida destas pessoas).

    Qual o tempo para a prática de uma atividade?
    Como dito, depende de cada pessoa, a freqüência de atividade para adultos saudáveis pode ser considerado de 3 a 5 vezes semanais, mantendo intervalos regulares. Sobre o tempo, inicialmente, pode-se levar em consideração o sedentarismo, portanto abordaremos de 20 a 30 minutos, mantendo de 50 a 70 % de sua capacidade funcional.

    O importante para quem possui algum tipo de cardiopatia é que a atividade física deve ser uma grande aliada na sua estabilização e cura de certos problemas relacionados ao dia a dia, porém saiba que antes de realizar uma atividade física, procure antecipadamente seu médico e também um professor de educação física capacitado para obter uma melhora física e também mental.

    Boa sorte!!!

    Prof. Especialista Alexandre Vieira
    Prof. Universitário / Educação Física – Cref. 3.123
    Pós-graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo – UNIFESP

    ResponderExcluir